Responsive Ad Slot

Últimas Notícias

latest

Encontro de Formação em Rede reúne professores de Caruaru antes do início do ano letivo

Fotos e informações (Janaína Pepeu.


A prefeita Raquel Lyra abriu e fechou o encontro que lotou o auditório do Centro de Convenções

Centenas de professores da rede municipal de ensino, da cidade e do campo, participaram do Encontro de Formação em Rede que aconteceu, nesta segunda-feira (04), durante todo o dia, no auditório do Centro de Convenções – SENAC. O evento contou com a presença da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra.


“Hoje, a Secretaria de Educação trabalhou dois momentos com nossos professores, que lecionam desde a Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental II, para discutir como se trabalha o desenvolvimento de habilidades socioemocionais na escola e também a construção de uma cultura de paz, para isso, a gente precisa desenvolver toda uma metodologia que está sendo trazida para o município pela Prefeitura de Caruaru”, afirmou Raquel.

O tema: Competências Socioemocionais no Contexto Escolar foi apresentado pelo Mestre em Psicologia Social da Universidade de São Paulo (USP), João Roberto Araújo, que deixou o corpo docente de olhos e ouvidos atentos durante as palestras.

“Mais do que os conteúdos da lógica Matemática, Linguística, História e Geografia é preciso perceber orientações de como conviver melhor. Não adianta eu ser ótimo em qualquer disciplina e ser uma pessoa triste, cheia de ansiedade e infeliz. Nós não devemos educar as crianças somente para passar no vestibular e ter um bom emprego, é necessário trazer temas que estão esquecidos na educação. É preciso educar as emoções, porque se eu não sei lidar com a raiva, os ciúmes e a ansiedade, eu acabo criando comportamentos destrutivos para mim mesmo e para o outro”, advertiu o professor João Roberto.

Para a professora Gissele Taciana, a formação chega na hora certa e vem para somar. “Me sinto valorizada quando faço parte de uma formação com esta, pois, com as orientações repassadas aqui, não tem como  não começar o ano letivo cheia de disposição para receber os nossos alunos de braços abertos”, disse.

O docente Marconiel Rocha parabenizou a Prefeitura de Caruaru pelo incentivo à  eventos como este. “Nós professores reconhecemos a evolução da educação municipal nestes dois últimos anos, então temos que parabenizar a prefeita Raquel Lyra e todos os profissionais de educação que têm se engajado para transformar Caruaru pela Educação. E encontros como esses, é essencial para troca de informação para que possamos melhorar ainda mais trabalhando o lado cognitivo e emocional dos nossos estudantes”, falou.

Segundo a Secretária de Educação, Marta Medeiros, a convocação de todos os educadores da rede foi para despertar uma reflexão e também uma provocação para eles percebam que no espaço escolar, além das habilidades cognitivas, existem as capacidades socioemocionais.

“É indispensável entender que as crianças e jovens trazem consigo diversos conflitos, muitas vezes, causados no ambiente em que convive, e até mesmo na própria escola. Essa desordem emocional é levada para dentro das salas de aula, por isso, é preciso que o professor perceba a importância dele se aproprie dessa metodologia para desenvolvê-la em sala de aula e, com isso, é criada uma forma de dialogar inserir um diálogo leve e visando uma relação de confiança e segurança com alunos”, destacou.

A professora Gerliene Maia, coordenadora pedagógica da Editora Moderna, também deu sua contribuição dando orientações sobre a importância do acompanhamento pedagógico para fomentar e potencializar o aprendizado.

A formação, que faz parte do Juntos pela Educação, ofertou aos professores a oportunidade de entrosamento e fortalecimento do diálogo.

Nenhum comentário

Últimas Notícias
© Todos os Direitos Reservados