Responsive Ad Slot

Últimas Notícias

latest

Destaque saúde; Corrida ajuda no combate a artrose nos joelhos

15/04/2019

/ Por Caruaru 24 horas

Educador físico explica como o que antes era um “vilão” se tornou em um aliado para a saúde

É comum ouvir muita gente dizendo que não tenta começar a correr ou caminhar pois sofre de algum problema nos joelhos. Porém, se você tomar os devidos cuidados, a dor nas articulações não é impeditivo para a atividade física, e pode até diminuir com a prática regular de exercícios.

Em 2015, foi publicada uma revisão de literatura na Revista Britânica de Medicina do Esporte mostrando que a corrida não é um esporte que acelera o desgaste dos seus joelhos, doença conhecida como artrose. O estudo reuniu informações de outros dez artigos.

Em oito desses artigos não houve aumento das chances da doença. Em uma publicação houve melhora dos sintomas em pacientes com artrose e, em apenas um estudo, feito com maratonistas de elite, as chances de artrose foram aumentadas.

A corrida, antiga “vilã” dos joelhos, pode na verdade ser uma grande aliada como explica o educador físico Rafael Diniz. “Quando a corrida não é feita de forma correta as chances de uma lesão aumentam. O segredo é começar caminhando e depois procurar algum profissional de educação física para ajudar e monitorar os treinos”. 

O uso de sapatos adequados e o aquecimento antes do treino são essenciais para garantir que a corrida não se transforme em um grande problema. 

“Quem já possui alguma lesão no joelho deve antes de tudo procurar um profissional médico, um ortopedista e obter a sua liberação. Após liberado, a corrida pode contribuir para uma melhora do quadro de dores no joelho, mas o corredor deve ser acompanhado por um profissional da educação física e deve realizar o fortalecimento dos músculos na academia para garantir que a lesão não vai piorar. Porque existe uma ‘regra’ quanto maior é mais forte for os músculos mais protegido a articulação vai estar e isso é crucial para aquele que já possui lesões e quer correr”, destaca Rafael.

Para o costureiro, José Nunes, 67 anos, a corrida tem auxiliado no combate a possíveis dores no joelho. “Geralmente corro apenas duas vezes na semana em uma praça da cidade e, sem sombra de dúvidas, sinto que isso evita possíveis dores no joelho, principalmente porque como trabalho em máquina de costura os movimentos repetitivos poderiam causar lesões devido as repetições diárias do trabalho nas articulações”, conta. 

Em primeiro lugar, é importante você ter o aval do médico para poder treinar.

Nenhum comentário

Últimas Notícias
© Todos os Direitos Reservados