Responsive Ad Slot

Últimas Notícias

latest

Funase expõe artesanato alusivo à Páscoa em shopping de Caruaru

01/04/2019

/ Por Caruaru 24 horas

Itens, alguns feitos com materiais recicláveis, foram produzidos durante oficinas realizadas com adolescentes em semiliberdade

A partir desta segunda-feira (1º), o público poderá conferir uma exposição de artesanato que alia o encanto da Páscoa e o apoio a uma causa social. Diariamente, das 10h às 22h, objetos confeccionados na Casa de Semiliberdade (Casem) Caruaru estarão disponíveis na Feira Livre Cultural, do Caruaru Shopping. Chaveiros em feltro e até uma adega feita com um pneu reaproveitado estão no catálogo, com preços entre R$ 2 e R$ 250. A lista ainda inclui outros produtos, como caminhas para cachorro, mesas e pufes feitos com materiais recicláveis. Parte da renda será revertida para a compra de materiais para a fabricação de novas peças.

Os itens são produzidos durante oficinas realizadas por voluntários com os socioeducandos da Casem Caruaru. A unidade é administrada pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), instituição vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco (SDSCJ). O contato com o artesanato é uma aposta na profissionalização e na descoberta de vocações, uma vez que os adolescentes atendidos, quando deixarem a Funase, poderão aplicar os conhecimentos adquiridos em um novo ofício e transformá-los em uma fonte de renda alinhada com uma atividade econômica que é um símbolo da região.

A exposição permanecerá em cartaz até o próximo dia 21, por meio de uma parceria entre a Casem Caruaru e a direção do centro de compras. Em dezembro, a Funase já havia realizado outra mostra no mesmo local, com foco em artigos natalinos. Em janeiro, teve início um novo formato, que prevê a abertura de um estande de artesanato da instituição na primeira semana de cada mês. Excepcionalmente em abril, por conta da temática dos produtos do catálogo, a exposição foi estendida até o fim da Semana Santa. 

“Nos outros períodos em que foi realizada, a exposição fez muito sucesso entre o público, o que nos estimula a seguir investindo na realização de oficinas produtivas dentro da nossa unidade. É algo que mobiliza os oficineiros e os adolescentes participantes. As técnicas ensinadas servem não apenas para a criação dos produtos que são expostos, mas também para ajudar os socioeducandos no aprendizado de algo que permita a geração de renda”, destaca a coordenadora geral da Casem Caruaru, Anabel Brandão.

Os materiais que forem adquiridos com a renda obtida na Feira Livre Cultural do Caruaru Shopping serão usados em novas oficinas produtivas, desta vez, com foco na temática junina e na Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), prevista para ocorrer entre 3 e 14 de julho de 2019. A Funase mantém um estande no evento desde sua primeira edição, há 20 anos. Já a outra parte do que for arrecadado com a venda de produtos no shopping será dividida entre os adolescentes participantes das oficinas.


SERVIÇO

Feira Livre Cultural com artesanato produzido por adolescentes da Funase

Data: de 1º a 21 de abril de 2019
Horário: das 10h às 22h
Local: Caruaru Shopping – Rua Adjar da Silva Casé, 800 - Indianópolis, Caruaru-PE

Nenhum comentário

Últimas Notícias
© Todos os Direitos Reservados