Responsive Ad Slot

Últimas Notícias

latest

Doação de órgãos e prevenção de incêndios são temas debatidos na CMC

14/05/2019

/ Por Caruaru 24 horas

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Caruaru (CMC), desta terça-feira (14), abordando questões pouco discutidas, mas de grande importância para a sociedade, como a doação de órgãos e a prevenção de incêndios em Caruaru. Confira os projetos de leis em questão:

Vereador propõe PL que visa maior controle de incêndios em Caruaru
No dia 6 de maio, os caruaruenses foram pegos de surpresa com o incêndio que ocorreu no espaço da Brasilit na Feira da Sulanca. Por sorte, ninguém se feriu durante o episódio, porém, muitos comerciantes tiveram prejuízos financeiros e o patrimônio da cidade foi afetado. De acordo com o texto de justificativa do projeto, alguns feirantes que estavam no momento do incêndio informaram que o caminhão do corpo de bombeiros foi inicialmente ao local, mas teve que voltar para se reabastecer de água, já que não havia hidrante na área. O fogo poderia ter se alastrado ainda mais, se não fossem os próprios feirantes despejando baldes de água na esperança de controlar o foco, até a volta dos bombeiros. Para o vereador Bruno Lambreta (PDT), mesmo Caruaru não sendo uma cidade com numerosos casos de incêndios, a prevenção nunca será demais. Para isso, o parlamentar elaborou um projeto de lei que foca na revisão e/ou implantação de hidrantes em áreas públicas, especialmente os do Parque 18 de Maio (onde está localizada a Feira da Sulanca). Justificando o projeto, o vereador defende que o plano está em conformidade com o Decreto 19.644/97, o qual estabelece sistemas de segurança contra incêndio e pânico para edificações no Estado de Pernambuco

Faltam doadores de órgãos em PE e vereador de Caruaru elabora plano de incentivo à doação
Dados do Ministério da Saúde mostram que só em Pernambuco, mais de mil pessoas estão na fila de espera para doação de órgãos e, o número de famílias no Brasil que se recusam a doar órgão de parente com morte cerebral chega a marca de 47% dos casos. Ainda segundo a OMS, a falta de informação pode ser um fator determinante na decisão dos familiares. Entendo a gravidade do problema, o parlamentar Cecílio Pedro (MDB) tomou a iniciativa de criar um projeto de lei que proporciona a “semana municipal de incentivo à doação de órgãos”, para que seja realizada, na última semana do mês de setembro - em alusão ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, que é comemorado no dia 27 de julho. O objetivo do vereador é de sensibilizar e orientar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos com a elaboração de palestras educativas, simpósios, divulgação na mídia, boletins informativos e outras formas de publicidade. Cecílio também pede apoio ao Poder Executivo e à Secretária de Saúde, para que possam providenciar material de divulgação da Semana Municipal de Incentivo à Doação de Órgãos.

Nenhum comentário

Últimas Notícias
© Todos os Direitos Reservados