Socioeducandos participam de plantio de mudas no campus do IFPE


Atividade integrou etapa prática do Projeto Semeando Vidas, desenvolvido com adolescentes em semiliberdade atendidos pela Funase em Caruaru

Jovens da Casa de Semiliberdade (Casem) Caruaru participaram, nesta semana, de uma ação de plantio de mudas no campus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) situado no município. A ação integrou a etapa prática do curso do Projeto Semeando Vidas, desenvolvido com adolescentes da unidade. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), a Associação Conhecer e Preservar (ACP), a Vara Regional da Infância e Juventude e a instituição de ensino.

O objetivo do curso é capacitar e profissionalizar adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas por meio de orientações teóricas e práticas na produção de mudas, sementeiras e manutenção de trilhas. Desde o início do projeto, em 2018, as aulas acontecem no Parque Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho, localizado na Serra dos Cavalos, na zona rural de Caruaru. No inicio de 2019, parte das aulas práticas passou a acontecer também no IFPE. A turma atual já é a terceira a ser inserida na ação. A solenidade de certificação dos socioeducandos está prevista para a próxima terça-feira (21).

Para a coordenadora geral da Casem Caruaru, Anabel Brandão, despertar práticas nos adolescentes que visam ao bem comum ajuda no processo de ressocialização.  “Em conversa com a instituição, sugeri que as aulas práticas fossem desenvolvidas dentro do IFPE, como já ocorriam na Serra dos Cavalos. Acredito que estamos no caminho certo, transformando os nossos adolescentes em cidadãos comprometidos com o meio ambiente”, afirmou. “Conseguimos plantar várias mudas nativas e agradeço a todos os parceiros pelo envolvimento na atividade”, completou o presidente da ACP, Ademário Torres.

Nenhum comentário: