Sarampo: crianças de seis a onze meses devem ser vacinadas esta semana

Medida leva em consideração os casos suspeitos em Pernambuco e dois confirmados em Caruaru

Após decisão do Programa Estadual de Imunização de Pernambuco, a Secretaria de Saúde de Caruaru convoca os pais ou responsáveis de crianças na faixa etária de seis a 11 meses e 29 dias a levarem seus filhos a unidade básica de saúde mais próxima da residência para a administração de uma dose da vacina tríplice viral.

A vacinação para crianças menores de um ano tem por objetivo o aumento da proteção da população suscetível e diminuir a possibilidade da ocorrência de novos casos de sarampo em Pernambuco.

Durante toda esta semana a vacinação será prioritária para este grupo. É importante esclarecer que a dose administrada da vacina tríplice viral nesta faixa etária não é considerada válida para fins do calendário básico de imunização da criança, sendo necessária, a aplicação das duas doses com um ano (1ª dose) e com um ano e três meses (2ª dose).

É importante lembrar que quem já tomou as duas doses da vacina, pelo menos uma vez na vida, está imune e não precisa tomar a vacina novamente.

O alvo prioritário do reforço da vacina devem ser as crianças menores de cinco anos. Para adultos, com até 29 anos, é necessário apresentar duas doses da vacina tríplice viral; até 49 anos, é preciso apresentar, pelo menos, uma dose da vacina.

Caruaru possui 62 salas de vacinas que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e de 13h às 16h30.  Para receber a imunização é preciso levar um documento de identidade, cartão do SUS, cartão de vacina e comprovante de residência.

Nenhum comentário: