Responsive Ad Slot

Últimas Notícias

latest

Dia Internacional do Idoso foi comemorado com sarau e lançamento de campanha em Caruaru

01/10/2019

/ Por Caruaru 24 horas
Uma manhã de atividades e apresentações artísticas divertiu os participantes

Nesta terça-feira, primeiro de outubro, se comemora o Dia Internacional das Pessoas Idosas. Para celebrar a data, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), promoveu uma manhã de atividades e apresentações artísticas com o sarau “A Alegria não Envelhece”, para a turma da “boa idade”. O encontro aconteceu no Espaço Cultural Tancredo Neves, com atividades durante toda a manhã, realizadas em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento fez parte da programação do Primeiro Festival Municipal da Semana da Pessoa Idosa, que promove atividades até o domingo (06).

A ação também marcou os lançamentos do Estatuto do Idoso em Cordel, do cartaz da campanha de respeito ao assento de prioridade em transporte público e da Semana Esportiva da Pessoa Idosa. Foi oferecido um café da manhã saudável para os participantes de mais de 15 núcleos do Projeto Vida Ativa, que em seguida foram convidados para um aulão funcional de zumba com os professores do Projeto Vida Saudável. O sarau contou com apresentações artísticas de dança, música e poesia apresentadas pelos integrantes dos grupos de idosos participantes.

Dona Maria Clécia Alves, de 54 anos, integrante do Grupo Flores do Campo, aprovou a iniciativa do sarau, que pôde aproveitar com os companheiros de grupo. “Isso influencia na autoestima do ser humano e dá uma qualidade de viver melhor. É também um meio de socializar com outras pessoas. A alegria é um meio de você viver bem”, destacou. “Foi um dia para se promover a saúde, a vida e a paz”, declarou dona Margarida dos Santos Morais, de 74 anos.

Apresentaram-se no evento: Banda Marcial Vida Nova; grupo de mazurca do CRAS Pau Santo; Projeto de Capoeira Inclusiva do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Irmã Werburga e do Grupo Musical do Centro de Qualificação Profissional I, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A ação teve também a participação das mulheres empreendedoras atendidas pela Secretaria de Políticas para Mulheres, que expuseram seus produtos numa feirinha. “Foi um dia de muita alegria, muita cultura e muita arte, porque é isso também que as pessoas idosas precisam: de atenção e de protagonismo”, ressaltou a secretária da SDSDH, Perpétua Dantas.

Dia Internacional das Pessoas Idosas

O Dia Internacional das Pessoas Idosas, comemorado em 1º de outubro, foi criado por iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas) no ano de 1991, durante a aprovação da Resolução 46/91. A data foi criada com o objetivo de se tratar os direitos da população idosa como impulso para o fomento de espaços de diálogos sobre a importância do respeito e garantia de direitos dessas pessoas. No Brasil, através da lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, está presente o Estatuto do Idoso, uma legislação que dispõe os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior aos 60 (sessenta) anos.

Nenhum comentário

Últimas Notícias
© Todos os Direitos Reservados