Responsive Ad Slot

Últimas Notícias

latest

Secretaria de Saúde de Caruaru apresenta números positivos durante audiência na Câmara dos Vereadores

29/10/2019

/ Por Caruaru 24 horas
Mais de 40.700 caruaruenses foram atendidos no serviço de radiologia, o melhor resultado dos últimos cinco anos nos procedimentos de apoio


A Secretaria de Saúde de Caruaru realizou nesta terça-feira (29) a prestação de contas da pasta, durante a XVIII Audiência Pública da Saúde 2° Quadrimestre de 2019, que aconteceu na Câmara de Vereadores do município. O evento contou com a participação de servidores da Saúde, representantes da IV Geres, membros do Conselho Municipal de Saúde, vereadores e sociedade civil.

O balanço mostrou o comprometimento da Prefeitura de Caruaru com a Saúde. Os números são positivos, dão destaque aos atendimentos na rede municipal de saúde e chegam a 389.781, na Atenção Básica. Os exames de apoio diagnóstico também não deixaram a desejar, os dígitos alcançaram a marca de 541.031. Em relação às ultrassonagrafias, 16.373 pessoas tiveram acesso aos exames.  Já 40.720 caruaruenses foram atendidos no serviço de radiologia, o melhor resultado dos últimos cinco anos nos procedimentos de apoio.

Para atender melhor a população, foram credenciadas duas clínicas privadas para prestação e serviços de exames de alta complexidade como Ressonância Magnética e Tomografias, que até agora, já beneficiaram um total de 152 pessoas no primeiro mês de oferta do serviço. “Se pensarmos no contexto nacional e regional, fica muito clara a nossa evolução nas questões de saúde do município, apesar de todo quadro adverso. Os dados são muito positivos nos resultados de ressonância e tomografia, por exemplo, que antes eram realizados pelo estado e agora é de responsabilidade do município”, garantiu o secretário de saúde, Francisco Santos.

Em relação aos procedimentos cirúrgicos, a Secretária de Saude tem a melhor média dos últimos cinco anos e com os mutirões esse número será ainda mais ampliado. A atenção à saúde oftalmológica também se destaca com 569 cirurgias de cataratas realizadas, alcançando o melhor resultado dos últimos seis anos.

A Secretaria de Saúde partiu na frente com a implantação primeiro Consultório Farmacêutico Público de Caruaru. Além disso, as ligações para o 0800 já podem acontecer através dos telefones móveis. Outro dado de destaque é sobre a cobertura vacinal em menores de dois anos de idade. O ano de 2019 obteve resultado acima de 100% de cobertura.

As unidades de pronto-atendimento (UPA) registraram 212.791 atendimentos distribuídos entre UPA do Salgado, UPA da Boa Vista, UPA do Vassoural e UPA das Rendeiras. Na Casa de Saúde Bom Jesus, o número de partos também foi crescente, sendo realizados 2.698 partos na nossa rede de saúde e, para facilitar o trabalho, novos focos cirúrgicos foram comprados.

A saúde da mulher ganhou mais visibilidade com a inauguração da AME Saúde da Mulher, com mais de 6.600 procedimentos realizados. Sendo 315 de colposcopia, 3.497 atendimentos médicos, e mais de 930 atendimentos de pré-natal de alto risco.Mas, a entrega de novas unidades não pararam por aí. A AME Indianópolis também foi entregue a sociedade. A comunidade de Taquara agora conta com uma UBS totalmente requalificada e com a ampliação da equipe de saúde bucal para atender a localidade. A unidade do Severino Afonso e também está de cara nova e os moradores do bairro Santa Rosa já podem cuidar do sorriso sem precisar se deslocar para outro bairro. As benfeitorias continuaram com requalificação total do Hospital Manoel Afonso.

A entrega do odontomóvel, com 18 localidades atendidas e mais de 1.100 pacientes beneficiado, sendo mais 2.250 procedimentos realizados, também chama a atenção durante a apresentação dos dados. As informações apresentadas na Audiência Pública da Saúde são registradas no sistema oficial do Ministério da Saúde e podem ser verificadas pela sociedade civil.

Nenhum comentário

Últimas Notícias
© Todos os Direitos Reservados