Acic realiza conclusão de terceira turma do núcleo Primeiros Passos

A iniciativa é voltada para a formação de micro e pequenos empreendedores.


Os participantes da terceira turma do Núcleo Primeiros Passos receberam, nesta segunda-feira (2), seus certificados de conclusão. Oferecida por meio da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic), a iniciativa é voltada para a formação de micro e pequenos empreendedores e promove capacitações nas áreas de planejamento estratégico, marketing, indicadores de desempenho e gestão de pessoas.


“O principal propósito do Núcleo Primeiros Passos é profissionalizar as empresas da nossa região e, principalmente, aquelas empresas que estão começando, dando os seus primeiros passos, como o próprio núcleo representa. E a gente conseguiu cumprir esse grande desafio. Mesmo diante de tantos lockdowns que a gente teve, diante de tantas paralisações, mas conseguimos ter a formação de algumas empresas, por meio dessa parceria com a Sebrae e o Senac, e já estamos com grande expectativa agora para a quarta turma ainda esse ano”, defendeu o Presidente do Núcleo, Allyson Hildegard.


Nesta edição, foram realizadas cinco oficinas: Modelando proposta de valor do seu negócio; Como conquistar e manter clientes (Customer Sucess); Gestão financeira eficaz; Mídias sociais como ferramentas de vendas; e Oratória e Comportamento empreendedor. Os empreendedores foram selecionados a partir de uma convocação realizada no início do ano e puderam participar de todas as atividades de forma gratuita.


“Para a gente, foi muito enriquecedor porque viemos com a expectativa muito alta e, a cada palestra que estávamos participando, ficamos cada vez mais interessados. Começamos a ver o que estávamos fazendo certo e o que poderia melhorar. Precisamos buscar mais ainda conhecimento para continuar evoluindo”, relatou um dos participantes, o empresário Clayton Siqueira, da loja Linda Morena.


Para a presidente da ACIC, Ivania Porto, um dos diferenciais de experiências como essa é a possibilidade de que os empreendedores possam construir o conhecimento de forma colaborativa. “A gente tem a estatística do SEBRAE, que a maioria das empresas se perdem no início do processo. Elas às vezes não dominam o financeiro, não dominam a logística, não dominam as relações pessoais com os funcionários e com os clientes. Por isso, a importância de se ter um núcleo que debata esse tema para as empresas iniciais e, mais que isso, que elas também façam uma troca. Informação e conhecimento se dão pela troca e elas dão experiências uma a outra e isso é importante”, aponta.


A idealizadora do Núcleo, Rosângela Augusta, dona do salão de beleza Rosa Bonita, explica que o projeto está diretamente associado aos ideais da ACIC, que prezam pelo fortalecimento do mercado e pela capacitação de empreendedores. “A criação do Núcleo Primeiros Passos veio para atender essa demanda das pessoas que têm dificuldade de gerir os seus negócios, que têm uma excelente ideia, mas não sabem como desenvolver. Às vezes, um projeto que poderia ser incrível acaba sendo abortado por falta de conhecimento. A criação do núcleo faz jus à missão da Acic, de promover o desenvolvimento das empresas e oferecer suporte pra elas nas questões básicas", defende.


Após esta certificação, os empreendedores estão aptos a migrar para outras câmaras ou núcleos da associação que representem os segmentos em que atuam.

 

Postar um comentário

0 Comentários