Uma equipe de alunos do 8º ano do Colégio Diocesano de Caruaru está na final do concurso nacional “Li, gravei!”, realizado pelo Sistema Ari de Sá (SAS) com a participação de estudantes de todo o país. O projeto tem o objetivo de levar os alunos a conhecerem obras literárias por meio do mundo digital e realizarem a gravação de vídeos com o resumo do livro, no mesmo perfil dos booktubers.
Os estudantes Igor José Santos Queiroz, Maria Fernanda Nóbrega Leandro, Maria Júlia Aquino Melo e Ádson Arantes Viana leram a obra “Quando eu era menino”, de Rubem Alves, e gravaram um vídeo comentando sobre o livro. Eles foram orientados pelos professores Aramis Gomes, e Wivianne Cibelle.
O vídeo está disponível para votação até a próxima sexta-feira (10), por meio do site https://ligravei.com.br/. “Os alunos expuseram a leitura do livro de forma audiovisual. Além do estímulo à leitura, eles fizeram uso dos recursos tecnológicos, dentro de um processo de protagonismo, em que as metodologias ativas estão presentes”, explica o professor Aramis Gomes.
Além da vivência como booktuber, no concurso “Li, Gravei!”, o primeiro lugar garante premiação para os alunos, para o professor e para a escola SAS participante. As equipes que ficarem em 2º e 3º lugar também garantem para a escola um troféu e medalhas, além de certificados para professores e alunos participantes. O resultado será divulgado no dia 11 de maio .