Um plano diretor de tecnologia da informação será a trilha para levar o município para a lista das cidades mais inteligentes do Brasil.
Com o intuito de melhorar a governança na gestão e incluir, de modo mais efetivo, Caruaru na lista das cidades inteligentes do Brasil, foi validado na tarde dessa quarta (16), o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicações (PDTIC) para o biênio 2023/2024. O ato da gestão executiva municipal aconteceu no gabinete do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, e contou com a participação de membros da secretária de Planejamento e Gestão do município (Seplag), envolvidos no processo.
O Plano Diretor de TIC, elaborado pela Prefeitura de Caruaru, garante o alinhamento entre o Plano de Governo e as ações de tecnologia das secretarias e autarquias municipais. É uma ferramenta que irá promover mais agilidade nas demandas internas e nos processos de entrega para o cidadão. Como no caso de quem precisa dar entrada numa planta de construção civil na URB, por exemplo, que passará a fazer todo o processo de modo totalmente digital, sem precisar comparecer à autarquia, ou mesmo para quem precisa solicitar programas de imunização de animais ou abastecimento de carro pipa para comunidades rurais.
Os benefícios da aplicação deste plano também estão direcionados à melhoria na gestão, já que, além de modernizar e automatizar processos estratégicos, ajuda a dar mais celeridade ao fluxo de trabalho. “A criação de um plano diretor de tecnologia da informação e comunicações ampliará a credibilidade do município perante o Tribunal de Contas do Estado e fornecerá maior transparência para os cidadãos dos investimentos a serem feitos em tecnologia”, ressalta o secretário executivo de Tecnologia e Governo Digital de Caruaru, Luiz Carlos de Pádua.
O PDTIC levou em conta as principais necessidades de tecnologia das secretarias e órgão municipais, devidamente alocadas na LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2023, para garantir que todo o planejamento pudesse ter o suporte financeiro necessário para a realização do projeto. “Este plano diretor fornece informações que auxiliam a organização na hora de planejar melhor as ações do governo, relacionadas à tecnologia. É mais um passo que damos para incluir, de vez, Caruaru, na lista das cidades inteligentes do Brasil, com uma gestão integrada e cada vez mais transparente”, destacou o prefeito Rodrigo Pinheiro.