Em Serrita, no Sertão, governadora Raquel Lyra participa da 54° Missa do Vaqueiro

Foto:Cortesia.

Cerimônia faz parte do calendário cultural e religioso de Pernambuco e lembra morte do vaqueiro Raimundo Jacó

A 54°edição da Missa do Vaqueiro, celebrada no município de Serrita, no Sertão Central, contou com a presença da governadora Raquel Lyra e da vice-governadora Priscila Krause. A festividade teve início no sábado (27), com aboios, cantos e shows musicais. Neste domingo (28), a programação começou às 10h, no Parque João Câncio, com a missa realizada pela‬‭ Diocese‬‭ de‬‭ Salgueiro,‬‭ por‬‭ meio‬‭ da‬ Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

A governadora e a vice acompanharam a celebração religiosa a cavalo, ao lado de centenas de vaqueiros que anualmente prestigiam o evento. “A Missa do Vaqueiro demonstra a força da mulher e do homem do Sertão. É muito bom estar presente nesse evento por mais um ano, para celebrar a cultura e religiosidade do nosso povo. E o Governo‬‭ do‬‭ Estado‬‭ está‬‭ apoiando‬‭ tanto a Associação Padre João Câncio quanto a Prefeitura de Serrita na realização dessa festa que contribui para a manutenção e perpetuação da cultura da região e também incentiva a geração de emprego e renda”, destacou Raquel Lyra.

Considerada‬‭ Patrimônio‬‭ Imaterial de‬‭ Pernambuco‬‭ pelo‬‭ Instituto‬‭ do‬‭ Patrimônio‬ Histórico‬‭ e‬‭ Artístico‬‭ Nacional‬‭ (Iphan),‬‭ a‬‭ Missa‬‭ do‬‭ Vaqueiro‬‭ é realizada‬‭ desde‬‭ 1971‬‭ e foi‬‭ idealizada‬‭ por‬ João‬‭ Câncio,‬‭ conhecido como o‬‭ “padre‬‭ vaqueiro”, por usar‬‭ chapéu‬‭, gibão‬‭ e frequentar vaquejadas. O ritual religioso faz‬‭‬‭ homenagem‬‭ a‬‭ Raimundo‬‭ Jacó,‬‭ um‬‭ vaqueiro‬‭ que‬‭ foi‬‭ encontrado‬‭ morto‬‭ em‬‭ 1954,‬‭ no meio da caatinga, e que nunca teve seu‬‭ assassino‬‭ descoberto.‬‭ A história foi cantada na música A Morte do Vaqueiro, por Luiz Gonzaga, que era primo de Jacó.

Ato de‬‭ fé‬ do‬‭ povo sertanejo,‬‭ a‬‭ missa‬‭ passou a fazer parte do calendário de eventos culturais e religiosos do Estado e reúne‬‭ vaqueiros‬‭ de‬‭ várias‬‭ cidades‬‭ do‬‭ Sertão‬ pernambucano e de outras estados do Nordeste.‬ “Raimundo Jacó representa um símbolo de todos aqueles vaqueiros que já foram injustiçados. Há mais de 50 anos, todos os anos eu venho de Salgueiro para acompanhar essa celebração, que é um marco para todo sertanejo”, afirmou o vaqueiro e artesão Irineu do Mestre, de 58 anos.

Ao final da missa, a chefe do Executivo estadual e a sua vice participaram da entrega de dois títulos da Câmara de Vereadores de Serrita ao cantor Flávio Leandro e à aposentada Nadir Ribeiro, os tornando cidadãos da cidade em gratidão a sua contribuição na organização da festa.

Estiveram presentes no evento a deputada estadual Socorro Pimentel e o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *