Faleceu nesta terça-feira, 06 de novembro, no Recife, vítima de um infarto, o coronel Gabriel Antônio Duarte Ribeiro, primeiro comandante do 71º BI Mtz. O militar era garanhuense e estava com 94 anos. Foi na manhã do dia 11 de março ano de 1967 que que o já saudoso comandante coordenou a inauguração, em Garanhuns, do Batalhão Duarte Coelho, uma das mais operacionais e modelares unidades militares do Exército Brasileiro. O evento contou com a presença de figuras ilustres da cena política do país como o próprio presidente Costa e Silva e vários ministros importantes. Em entrevista em 2009, Gabriel contou uma passagem interessante que marcou o início de seu comando. Ele revelou que foi o próprio ministro da Fazenda da época, Delfim Neto, que, ao comparecer a solenidade de inauguração e ver a preocupação do então tenente-coronel Gabriel com o início das atividades do novo batalhão, providenciou a doação do primeiro mobiliário do 71º BI Mtz. “Na inauguração tivemos que fazer tudo de improviso para acomodar os convidados e o presidente pois a dificuldade aquela época era maior”, frisou Gabriel durante a referida entrevista.
O Coronel Gabriel tinha um carinho especial pela sua terra natal, Garanhuns. Era assíduo participante das solenidades de aniversário do batalhão que há 42 anos ajudou a fundar.
O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, comentou a morte do primeiro comandante. “Este ano, o eterno comandante abriu o Desfile de 7 de Setembro, desfilando junto à sua tropa e emocionando a todos que estavam na Avenida Santo Antônio”, disse o gestor. Amigo pessoal de Gabriel, Izaías decretou luto de três dias a partir de amanhã no município. “Aos familiares e amigos meus sinceros sentimentos e que Deus conforte a todos” escreveu o prefeito em nota distribuída à imprensa.
O velório do Coronel Gabriel acontece na manhã desta quarta, 07 de novembro, no Recife. O sepultamento ocorre às 11 horas no cemitério Parque das Flores, também na capital, e vai contar com a presença do atual comandante do 71º BI Mtz, Tenente-Coronel Goyana.
Fonte V&C .