Com o objetivo de prevenir e mitigar a ocorrência dos crimes de proximidade, que são aqueles que ocorrem entre pessoas que convivem e enfrentam desentendimentos por algum tempo, acontece nesta terça-feira (14) o “Mutirão de Mediação de Conflitos”. A iniciativa do advogado e vereador Anderson Correia (PP), em parceria com o Programa Mediar, do Governo do Estado, ocorre das 8h às 15h, no Núcleo Integrado da Prefeitura (NIP), no Residencial Luiz Bezerra Torres.
As equipes estarão aptas para mediar conflitos de vizinhança – construções irregulares; perturbação de sossego; danos materiais; lixo em lugar indevido; dejetos de animais; vazamentos; garagens irregulares; entre outros. Em conflitos familiares como regulamentação de visitas de filho; pensão; divisão de bens; cuidados com idosos e enfermos; entre outros. Em conflitos na escola envolvendo a comunidade escolar. Em conflitos no trabalho, não envolvendo causas trabalhistas.
Em conflitos de consumo como dívidas em geral, aluguel; restituição de valores; empréstimos de cartão de crédito; prestação de serviços e alguns outros. Além de conflitos que envolvem animais como guarda dos animais; abandono de animais; responsabilidade como tutor; entre outros. A ação conta ainda com teste rápido de leishmaniose, vacinação antirrábica e uma equipe multiprofissional para atendimento ao público com auriculoterapia (técnica derivada da acupuntura).
“Será um momento para as pessoas solucionarem seus impasses com o próximo, por meio do diálogo e da conciliação, com profissionais especializados e capacitados que estarão disponíveis para ajudar a todos, mediando às dificuldades, de forma gratuita. Além dos serviços voltados para os animais, com vacinação e teste de leishmaniose, e auriculoterapia para as pessoas”, ressalta o advogado e vereador Anderson Correia.
O mutirão de mediação de conflitos conta com a parceria da Prefeitura de Caruaru, Polícia Militar de Pernambuco, AMTTC, Secretarias de Saúde e Ordem Pública, AME Animal, Procon Caruaru, UniFavip Wyden e Uninassau. Todos esses órgãos e instituições estarão com profissionais engajados na ação, fortalecendo uma entrega de serviços gratuitos de qualidade à comunidade.