Na programação, o equipamento do Estado destaca a importância das áreas verdes para a população que vive nos centros urbanos
Neste sábado, 21, o Parque Dois Irmãos celebrará o Dia da Árvore com uma série de atividades voltadas para a educação ambiental. Das 09h às 16h, os visitantes têm a oportunidade de aprender sobre a importância da flora, com foco especial no bioma da Mata Atlântica.
A programação inclui uma visita ao viveiro florestal, onde será possível conhecer exemplares de mudas nativas, e uma trilha interpretativa pelo fragmento de mata do Parque, permitindo aos visitantes contemplar o desenvolvimento das árvores e a biodiversidade local.
“O Parque Dois Irmãos possui a maior área de Mata Atlântica em área urbana de Pernambuco, com mais de 1000 hectares de extensão, um mar de floresta dividida em dois fragmentos. Estudos realizados pelo Laboratório de Ecologia da UFRPE mostram que, na Mata de Dois Irmãos há uma média de 900 árvores por hectares, já na Mata do Brejo dos Macacos, apelidada como “floresta jovem”, há 700 árvores por hectares. Conseguem imaginar os benefícios de todas essas árvores juntas no meio da cidade? Suas raízes protegem o solo e auxiliam na filtragem das águas das chuvas. Seu tronco e folhas também estão relacionados a processos importantes para a manutenção da vida, a fotossíntese, o sequestro e estoque de carbono, ciclos hidrológicos, purificação do ar e regulação da temperatura ao redor são alguns deles. Sem falar da interação com a fauna, garantindo abrigo e alimento para uma infinidade de animais, inclusive o homem.” afirma a gerente geral do parque, Marina Falcão.
Além das atividades programadas, o Parque oferece aos visitantes a chance de experimentar os benefícios do contato com a natureza. Estudos mostram que passar tempo em ambientes naturais pode melhorar a saúde mental, aumentar a concentração, proporcionar uma sensação de renovação e reduzir o estresse.
Para participar da trilha, é necessário realizar a inscrição no prédio administrativo do parque e usar calça comprida e sapato fechado. O ingresso custa R$ 5 para a entrada inteira e R$ 2,50 para meia entrada. Crianças até cinco anos têm acesso gratuito. Pessoas a partir de 60 anos, estudantes com carteira estudantil, professores e pessoas com deficiência, bem como seus acompanhantes, têm direito à meia entrada.
Programação completa:
09h às 16h – atividades lúdicas sobre o dia da árvore;
10h – Visita ao Viveiro florestal e trilha do Visgueiro.