Em seu primeiro mandato como deputado estadual, Renato Antunes tem sido um parlamentar que tem tocado a pauta da educação como prioridade, na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Integrante da Comissão temática da Casa, que trata sobre o assunto, Renato lançou a Caravana Por Mais Educação, que tem como missão visitar escolas públicas estaduais. O parlamentar fez um balanço das ações da Caravana neste primeiro semestre e quer até o fim do ano entregar um relatório detalhado para o Governo Raquel Lyra, com as principais oportunidades de melhorias identificadas e avanços na educação pernambucana.
“ Quem acompanha nosso trabalho sabe que sempre defendi que a melhor forma para trabalhar, brigar e promover a educação pública em Pernambuco é andando no chão da escola. A Caravana Por Mais Educação é um programa do nosso mandato, que tem o acompanhamento de técnicos especialistas, que tem como principal objetivo ver de perto a real situação das escolas”, pontuou o deputado.
“A gente está ouvindo, dialogando, identificando e cadastrando todas as demandas que encontramos nas cidades pernambucanas. Queremos apresentar isso em dados e sabemos que vamos contar com a sensibilidade da governadora Raquel Lyra para seguirmos com a mudança nas nossas unidades de ensino e na rede como um todo”, comentou Renato”, acrescentou o parlamentar.
Renato, que visitou todas as regiões de Pernambuco durante este primeiro mandato, destacou que há algumas situações que merecem um cuidado maior do poder público. O deputado afirmou que melhorias na climatização das salas de aula foi pedido mais frequente em conversas com os alunos. O parlamentar, inclusive sugere ao Governo de Pernambuco a criação de um programa para climatizar 100% das salas das escolas públicas.
“ A gente sabe do compromisso da governadora Raquel Lyra e de todo time que faz a gestão, em proporcionar melhores condições para os alunos pernambucanos. Os números mostram o avanço da climatização nas nossas escolas. O que era 22% de salas climatizadas quando o governo atual iniciou, hoje ultrapassa 39%. Ainda falta muito, é verdade. Inclusive, vamos propor à Governadora Raquel Lyra o lançamento de um programa que até 2026 tenhamos 100% das salas de aula com aparelhos de ar-condicionado, sendo um marco para Pernambuco e proporcionando dignidade para alunos e professores”, adiantou Renato Antunes.