O Vereador Jorge Quintino está liderando uma iniciativa crucial para a comunidade cultural de Caruaru ao propor a criação da Secretaria de Cultura do município. Esta proposta, respaldada pela aprovação unânime nas duas últimas conferências de cultura na cidade, é destacada como uma matéria de prioridade, sendo, além disso, considerada urgente devido ao alinhamento com as demandas do Sistema Nacional de Cultura.
A importância dessa secretaria como um órgão que, de acordo com o sistema, dialoga de maneira mais eficaz com a política cultural, fundamenta a necessidade iminente de sua implementação em Caruaru. A proposta visa fortalecer e enriquecer o cenário cultural da cidade, garantindo uma gestão mais alinhada e eficiente em relação às demandas culturais locais. A relevância desta temática remonta ao ano de 2016, quando o Conselho Municipal de Política Cultural foi restabelecido em Caruaru. Desde então, a criação da Secretaria de Cultura tem figurado como prioridade, visando assegurar a exequibilidade das políticas culturais e proporcionar efetiva liberdade para a Fundação de Cultura promover o fomento das atividades culturais.
Dentre as atividades que a Secretaria de Cultura poderá abordar, destacam-se as festividades e ciclos comemorativos da cidade, incluindo eventos emblemáticos como o Carnaval, São João, Ciclo Junino, Motofest, entre outros. A proposta do Vereador Jorge Quintino busca criar um órgão instituído com a finalidade única de promover um diálogo robusto e construtivo em torno da política cultural em Caruaru.