Faltando pouco mais de dois anos para as eleições da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), os bastidores políticos de Caruaru já começam a se movimentar. José Queiroz (PDT), que este ano disputou a prefeitura contra o atual prefeito e reeleito Rodrigo Pinheiro (PSDB), contou com o apoio de Tony Gel (PSB), ex-prefeito e adversário histórico, mas ambos foram derrotados nas urnas no último dia 6 de outubro.
Queiroz, que teve Tonynho Rodrigues como vice em sua chapa, viu o grupo formado por ex-prefeitos e lideranças ser superado por uma diferença de quase 60 mil votos. A parceria entre os antigos rivais surpreendeu, mas parece que o resultado não foi suficiente para retomar a força política na capital do Agreste.
Agora, com a proximidade do pleito estadual de 2026, os dois ex-prefeitos podem novamente disputar cadeira na ALEP. Desta vez com vistas à vagas para Deputados Estaduais.
A aliança, que começou em 2024, pode ganhar novo fôlego no retorno a oposição, pois ambos poderão disputar o Memo cargo nos próximos anos.
A dinâmica política de Caruaru promete, mais uma vez, ser um campo fértil para surpresas e reviravoltas. O retorno de Queiroz e Gel ao páreo político pode colocar a oposição dos dois em evidência novamente, já que ambos possuem trajetórias marcantes e bases eleitorais consolidadas na capital do forró (Caruaru).
No entanto, a grande questão que permanece é: será que a união de antigos adversários será suficiente para enfrentar e concorrer a ALEP, ou ele seguirão de mãos dadas na política ?
Jornalista e especialista em política Kalebe Pereira.