Road Show ABGD HUAWEI Solar chega a Serra Talhada, em Pernambuco, e oferece cursos sobre energia solar para a população

Realizada em uma carreta-escola equipada com sistema fotovoltaico, a iniciativa tem capacidade para beneficiar até 200 pessoas; o Road Show estará na cidade nos dias 7, 8, 9, 10 e 13 de novembro

A carreta-escola “Road Show ABGD HUAWEI Solar”, iniciativa da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) em parceria com a HUAWEI e apoio de outras empresas do mercado de energia solar, iniciou em julho de 2023 seu terceiro giro pelo Brasil. O próximo local a ser visitado será Serra Talhada, município do Sertão de Pernambuco no início de novembro, onde o projeto permanece entre os dias 7 e 13 de novembro.

A unidade móvel vai oferecer os cursos “Introdução aos Fundamentos e Dimensionamentos do Sistema Fotovoltaico” (energia solar), destinado a todos que querem conhecer como funciona a geração de energia solar, e “Integração e Aprofundamento Técnico do Sistema Fotovoltaico”, direcionado a quem já atua no setor e busca se atualizar com o que há de mais novo em geração distribuída.

O “Road Show HUAWEI Solar” é um veículo totalmente adaptado, equipado com energia solar. Trata-se de um sistema de microgeração distribuída on-grid e off-grid real que possui estrutura de sala de aula, espaço para workshops e uma casa funcional alimentada por energia solar.

Em Serra Talhada, a carreta ficará em frente ao Sassepe, na Rua Tiburtino Nogueira, Centro. Os interessados em participar deverão se inscrever por meio do site https://www.abgd.com.br/roadshow, que contém os requisitos para participação e o itinerário da carreta-escola. A participação é gratuita, mas a organização do programa solicita a contribuição de 1 kg de alimento não perecível por participante, que deve ser levado no dia do curso.

O projeto pode beneficiar até 200 pessoas em Serra Talhada, contabilizando os dois cursos oferecidos. Com carga horária de 4 horas cada curso, a ação oferece conteúdo programático que inclui noções básicas de regulamentação de geração distribuída de energia elétrica, dimensionamento preliminar de projetos solares fotovoltaicos, segurança e qualidade das instalações e vendas. Além dos aspectos técnicos, o curso abordará também as diversas etapas do processo de comercialização de sistemas fotovoltaicos e promoverá o empreendedorismo, além de ensinar a instalação de painéis solares.

São três os objetivos do projeto: conscientizar a população sobre a importância de usar fontes renováveis para a geração de energia; qualificar profissionais interessados na instalação de sistemas fotovoltaicos e levar conhecimento para regiões de acesso remoto. “O Road Show tem como foco ensinar a população a respeito dos benefícios que a energia solar oferece, além de capacitar ainda mais as pessoas que já atuam nesse segmento. Para isso, vamos percorrer todas as regiões do país”, comenta Guilherme Chrispim, presidente da ABGD.

Para o Plano Nordeste Potência, um dos parceiros na ação da carreta-escola em Serra Talhada, a capacitação técnica é fundamental para que os postos de trabalho gerados na região pelo setor de energias renováveis sejam ocupados por mão de obra local, proporcionando uma transição energética justa e inclusiva. “A estimativa, baseada nas outorgas já concedidas aos Estados, é de que sejam gerados mais de 2 milhões de empregos no Nordeste nos próximos cinco anos, sendo 12,5% só para o Estado de Pernambuco”, diz a articuladora do Plano Nordeste Potência, Fabiana Couto. “No contexto da transição energética do Nordeste, quando fontes poluentes gradativamente dão lugar às renováveis, os cursos oferecidos pela carreta-escola certamente vão criar mais oportunidades para a população local.”

A secretária executiva de Sustentabilidade da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco (Semas-PE), Karla Godoy, destaca a importância dessa iniciativa para o sertão do estado.

“Hoje o município de Serra Talhada é um hub de desenvolvimento, quando falamos em energia renovável limpa. De um lado, temos educação e pesquisa na área, com a Unidade Acadêmica de Serra de Talhada da Universidade Federal Rural de Pernambuco e o Instituto Federal de Pernambuco. Do outro, a cidade está rodeada de empreendimentos solares”, disse a secretária.

Em Pernambuco, a iniciativa foi viabilizada através da parceria entre o Governo do Estado/Semas-PE, ABGD, ClimaInfo e Prefeitura de Serra Talhada/Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA).

A energia solar é sinônimo de maior capacidade de geração de energia limpa, custos otimizados, inteligência, eficiência e segurança – essa é a mensagem que a Huawei quer levar a todas as paradas do Road Show juntamente com a ABGD, além de oferecer uma experiência imersiva ao público visitante. Na casa cenário, o participante poderá ver de perto a solução fotovoltaica inteligente da Huawei para residências, que garante 24 horas de energia limpa, estável, mais barata e sem impactar na rotina e qualidade de vida de seus moradores.

“Renovar a parceria com a ABGD reforça nosso compromisso de levar informação e capacitação que promovam o desenvolvimento econômico e social, além de acelerar a transformação digital, necessária para a construção de um mundo mais inteligente, conectado e sustentável”, disse Mason Qing, CEO da Huawei Digital Power. “Além disso, alcançar a neutralidade de carbono é uma missão compartilhada com o mundo inteiro, e a Huawei Digital Power trabalha para desenvolver seu negócio e atingir esse objetivo. Energia limpa, conhecimento e capacitação são o futuro”, completa.

O projeto, que já completou dois anos, teve sua primeira temporada de maio de 2021 a abril de 2022. A segunda edição aconteceu de junho de 2022 a junho de 2023. Ao longo dos dois ciclos, o veículo percorreu 54 mil quilômetros, por 83 cidades e 20 estados, além do Distrito Federal. No total, foram mais de 5,5 mil alunos beneficiados em 20 mil horas de aulas.O Road Show ABGD Huawei Solar é um projeto da ABGD em parceria com a Huawei e conta com o patrocínio da Risen Solar Technology, Embrastec, Charles Stewart Mott Foundation, além do apoio da Secretaria de Meio Ambiente. Infraestrutura e Logística (SEMIL), da Secretaria de Desenvolvimento Regional, da HDT, da ABGD News e de instituições de ensino ao redor do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com