Cícero Morais: parceria é o caminho paraalavancar Bacia Leiteira

 

Secretário falou em audiência púbica que o setor, os poderes executivo e legislativo devem caminhar juntos

 O secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca (SDA), Cícero Moraes, junto à presidente da Adagro, Raquel Miranda, participou nesta terça-feira(02), na Alepe, da audiência pública com representantes da Bacia Leiteira de Pernambuco. Coordenada pela Comissão Especial da Bacia Leiteira, presidida pelo deputado Claudiano Martins Filho. A discussão girou em torno da melhoria da capacidade competitiva no mercado de produtos lácteos pernambucanos.

“Aqui estão juntos o Executivo, o Legislativo, produtores, indústria, como deve ser. É essa união que precisamos, que o Governo Raquel Lyra quer, para alavancar o setor”, disse em sua fala Cícero Moraes. Ele aproveitou para destacar o recente trabalho da Secretaria da Fazenda, com a publicação, semana passada, do Decreto Nº 53.326 que trata de incentivos para o setor, além de informar que a volta do Programa do Leite está prevista para o próximo mês de junho. “Lembro ainda, que a chamada pública para associações e cooperativas, para o atendimento de 28 lotes no Estado está aberta”, ressaltou, informando que o preço do litro pago ao produtor passou para R$ 2,40, um aumento de 32%. “Outra mudança é que oprazo do pagamento no Programa do Leite foi reduzido para 15 dias”, disse o secretário.

A audiênciafoi acompanhada pelo Governo Estadual, também representado pelo secretário da Fazenda, Wilson de Paula, que falou da necessidade de estudo para a publicaçãode novos incentivos. Estavam presentes deputados, representantes da indústria de lácteos, entre outras entidades do segmento como o Sindileite, Siproleite, que lotaram o auditório Sérgio Guerra. A bacia leiteira de Pernambuco produz cerca de 2,5 milhões de litros de leite por dia, com 70 mil produtores espalhados por 27 municípios, concentrando grande parte desta produção no Agreste do Estado. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com